Simbolo do Jornal Satelite         Logo do Jornal Sateliteselo

 Data::Hora Javascript

Grande Taguatinga

Instagram

instagram

Desde 21 de Abril de 1966, o JORNAL SATÉLITE teve edições mensais impressas.

A partir de Janeiro de 2019, deixamos de imprimir o jornal em papel, dando mais atenção à sua edição digital, agora diária.

Você pode ter acesso às edições impressas clicando na foto acima.

O leitor escreve

* Buracos estão sendo tapados

* Comunidade se movimenta

* Academia Taguatinguense de Letras

Obras na Hélio Prates, em Taguatinga, chegam à etapa de preparação do solo para receber pavimentação

01 05 2024 flagranteobrashéliopratesTaguatinga1º/5/2024

Aos poucos a paisagem do centro de Taguatinga vai mudando com o avançar das obras de requalificação da Avenida Hélio Prates. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 56 milhões para modernizar e ampliar essa importante via de ligação entre a região administrativa e Ceilândia. O objetivo é trazer mais funcionalidade e acessibilidade ao centro da cidade, melhorando a mobilidade urbana. A obra, executada por empresa contratada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), está em sua segunda etapa. O trecho que passa por intervenções tem 5 km de extensão e está localizado entre a Feira dos Goianos e o Pistão Norte. No local, são executados serviços de terraplanagem para recebimento da camada de brita graduada simples (BGS), que antecede a aplicação da massa asfáltica. O engenheiro executor do contrato, Alex Costa e Silva, explica que a camada de BGS atua como uma base sólida para a pavimentação de ruas e também auxilia na drenagem das águas pluviais, impedindo o acúmulo de poças e prolongando a vida útil do asfalto. “A brita graduada simples é usada em sub-base de pavimentos. Ainda esta semana, pretendemos iniciar o asfaltamento. Aqui serão quatro faixas, sendo duas de pavimento rígido e as demais em asfalto”, detalhou. Segundo o servidor, as duas faixas de rolamento em pavimento rígido serão utilizadas para deslocamento de ônibus convencionais e do BRT, respectivamente. As demais serão destinadas ao tráfego de carros de passeio e motocicletas. “O concreto tem uma durabilidade maior, e é mais resistente para suportar o peso e frenagem dos veículos mais pesados”, acrescentou. Além da pavimentação, as equipes executam, em paralelo, a ampliação das calçadas que margeiam a avenida. Mais modernos e acessíveis, os passeios são confeccionados com três tipos de concreto diferente – convencional, pigmentado e estampado – e terão piso podotátil para auxiliar na orientação e segurança de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O projeto para a nova Avenida Hélio Prates prevê, ainda, outros serviços como o reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado, com implantação de lagoas de detenção e solução para contenção de erosão junto ao mirante do parque.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Agência Brasília