Simbolo do Jornal Satelite         Logo do Jornal Sateliteselo

 Data::Hora Javascript

Grande Taguatinga

Instagram

instagram

Edições Impressas

CLIQUE AQUI

para ler as edições passadas 

Desde 21 de Abril de 1966, o JORNAL SATÉLITE teve edições mensais impressas.

A partir de Janeiro de 2019, deixamos de imprimir o jornal em papel, dando mais atenção à sua edição digital, agora diária.

Você pode ter acesso às edições impressas clicando na foto acima.

O leitor escreve

* Buracos estão sendo tapados

* Comunidade se movimenta

* Academia Taguatinguense de Letras

Grupo de idosos celebra o sétimo baile de carnaval na UBS 7 de Taguatinga

08 02 2024 flagrantecarnavalidososTaguatinga8/2/2024
O grupo Idosos em Movimento, criado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Taguatinga, celebrou o sétimo baile de Carnaval. Com lanche especial e dinâmicas, cerca de 35 idosos desfrutaram de um momento de confraternização e alegria. “É muito gratificante para a nossa unidade tê-los aqui, pois eles trazem uma energia positiva. A comunidade fica mais próxima com essas atividades e tanto os idosos quanto os profissionais se sentem muito bem”, afirma o supervisor e gerente substituto da UBS 7 de Taguatinga, Francisco Aelson Rocha. Criado em 2018 com o objetivo de promover saúde e integração social entre os idosos da região, o grupo enfrentou desafios durante a pandemia, mantendo suas atividades por meio do WhatsApp. Em 2021, os encontros presenciais foram retomados com automassagem, meditação, capoterapia, musicoterapia, dança e fisioterapia, além de ações externas, como passeios e caminhadas. A reunião ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30. Hoje, o grupo é composto, em média, por 60 participantes. Segundo a ACS Aline Cerqueira, a região possui muitas pessoas com idade mais avançada, fato que motivou a criação do grupo. “Em nossa comunidade há um número considerável de idosos, tornando os encontros uma oportunidade de elevar a qualidade de vida deles. Os participantes destacam melhorias nas dores e no sono. Não se trata apenas de uma atividade, mas sim de uma interação valiosa, pois é uma fase em que as pessoas tendem a ficar mais solitárias”, destacou. O morador da região Adão Nunes, 72, participa do movimento há um ano. Ele também marcou presença no evento desta manhã na UBS 7 de Taguatinga. “Estou muito alegre, gosto de dançar e de me manter ativo. Aqui é ótimo para a nossa saúde”, afirma.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Agência Saúde

Operação DF Livre de Carcaças resulta em recuperação de veículo em Taguatinga

15 12 2023 flagrantedflivredecarcaçasTaguatinga15/12/2023

Durante a realização da operação DF Livre de Carcaças, no Setor de Oficinas, em Taguatinga, as equipes localizaram um veículo com ocorrência policial por apropriação indébita e restrição judicial, por parte do Banco de Brasília (BRB). O veículo foi apreendido e uma pessoa foi levada à 12ª Delegacia. O carro foi encontrado no estacionamento do cemitério de Taguatinga – ponto de encontro da DF Livre de Carcaças, que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Por estar sem placa, o carro chamou a atenção e, após verificação por parte dos representantes do Detran e PMDF, a proprietária do veículo foi localizada. Em contato telefônico, ela informou que já havia registrado ocorrência e estava em busca do bem. “A integralidade das ações, ou seja, a participação efetiva de diferentes órgãos proporciona uma resolução mais rápida e eficaz de diferentes situações, como essa que ocorreu em Taguatinga. A operação é pioneira, realizada desde 2020. E com comprometimento dos órgãos participantes atingimos resultados muito positivos”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Parabenizo e agradeço a dedicação dos envolvidos na operação de hoje e aproveito para reforçar nossa parceria em 2024”, afirma. As equipes estiveram em Taguatinga nas duas últimas semanas. No período, 80 veículos foram removidos das ruas da cidade, mais especificamente no Setor de Oficinas da cidade. “Resolvemos permanecer na região neste mês de dezembro, devido à grande concentração de veículos abandonados, especialmente na área do Setor H Norte. Orientamos e advertimos a população durante o recolhimento das carcaças e conversamos sobre a importância da ação para segurança. Além de contribuir para a sensação de segurança da população, a retirada de veículos abandonados tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya”, explica o coordenador de operações da DF Livre de Carcaças, major Marcelo Mororó. O DF Livre de Carcaças funciona por meio de demandas da população e das administrações regionais, informações enviadas pela população por meio dos canais existentes e, ainda, por meio das reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs. A população pode participar ativamente da operação ao entrar em contato com a SSP-DF e denunciar o abandono de veículos em espaços públicos. Para isso, foi criado um novo canal para o encaminhamento de informações, por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo número 162 ou às próprias administrações regionais.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Divulgação/SSP-DF

Hospital Regional de Taguatinga oferece soros para pacientes picados por animais peçonhentos

11 09 2023 flagrantesorohrtTaguatinga11/9/2023

De janeiro até 21 de agosto, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou 2.180 acidentes com animais peçonhentos. Em 2022, durante todo o ano foram contabilizados 2.752 casos de picadas de serpente, aranha, escorpião, lagarta e outros. De acordo com o Governo do Distrito Federal, a SES-DF está preparada para atender a população em casos de picadas desses animais. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), além de dez hospitais, possuem soros antivenenos para serem aplicados em pacientes que apresentem estado moderado ou grave. A rede privada de saúde não disponibiliza a medicação. Os hospitais particulares podem encaminhar os pacientes a uma unidade regional ou solicitar o contraveneno à rede pública. “O número de acidentes com escorpião aumentou muito, e temos no Distrito Federal um dos animais mais perigosos, que é o escorpião-amarelo, com uma picada mais severa. A possibilidade de gravidade é maior e requer mais cuidado no atendimento”, destaca a médica Andrea Amora, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF. A SES-DF destaca que o atendimento imediato é fundamental para a sobrevivência das vítimas e a redução de possíveis sequelas. “No caso de acidentes com um animal peçonhento, qualquer que seja o animal, a principal recomendação é lavar o local com água e sabão e procurar o atendimento médico nos hospitais da rede pública. Nas unidades de saúde, o paciente em caso grave poderá receber o soro antiveneno e a medicação sintomática para que o quadro clínico não evolua”, explica Amora. Escorpiões e outros animais peçonhentos se escondem em ambientes úmidos e escuros durante o dia e saem em busca de alimento à noite. Por isso, é importante ter atenção em locais como entulhos, ralos e caixas de esgoto. A SES-DF aponta que é essencial manter casas e quintais limpos e sem entulho para combater a proliferação de insetos. O uso de inseticida não é recomendado, já que não há comprovação de que o remédio funcione com escorpiões. Se um escorpião for encontrado, é necessário entrar em contato com a Vigilância Ambiental por meio dos números 160 e (61) 2017-1344, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Agência Brasília

Hoje é dia de festa no Distrito Federal: 57 anos do JORNAL SATÉLITE e 63 anos de Brasília

21 04 2023 flagranteaniversárioBrasíliaJornalSatéliteTaguatinga21/4/2023

Hoje, 21 de abril, o Distrito Federal está em grande festa: é dia de comemorar os 63 anos de Brasília e também o 57º aniversário do JORNAL SATÉLITE. O veículo de comunicação comunitário mais tradicional do Distrito Federal, também o mais antigo do Brasil, foi fundado em 1966 pelo pioneiro taguatinguense Wílon Wander Lopes. Sempre com total dedicação a Taguatinga, as notícias mais importantes da Região Administrativa, que é considerada a Capital Econômica do DF, são publicadas todos os dias aqui no site. Já a capital do país, foi fundada em 1960 por Juscelino Kubitschek e está em um bom momento. Além disso, a população vive a expectativa da inauguração do Túnel de Taguatinga (maior obra viária do Brasil) e de outros projetos para a RA-III, como a ocupação do Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal. Parabéns, Brasília! Parabéns, JORNAL SATÉLITE!
Texto e Foto: Francisco Welson Ximenes

Grafite em parada de ônibus de Taguatinga homenageia a Polícia Militar e aborda violência no DF

10 02 2022 flagranteparadasdeônibuspmTaguatinga9/2/2023

Uma das paradas de ônibus da M Norte, em Taguatinga, foi revitalizada e recebeu a logomarca da Polícia Militar, Gtop e Disque Mulher (180). O responsável pela arte é o grafiteiro Fernando Cordeiro, conhecido como Elom. Essa é a sexta pintura do artista, que faz referência à Polícia Militar e aborda temas como feminicídio, violência, drogas, entre outros. De acordo com Elom, esse trabalho da M Norte, por exemplo, tenta passar uma mensagem de alerta para as mulheres, especialmente àquelas que acordam cedo para irem ao trabalho. “Pela arte a gente consegue alertar, é também uma forma de prevenção”. Elom percebeu que a Polícia Militar tem uma viatura, que na madrugada intensifica o perímetro das paradas de ônibus da QNJ e M Norte, justamente onde ficam diversas mulheres. “Daí nasceu a ideia de transmitir uma mensagem de alerta contra o feminicídio, destacando a importância da Polícia Militar, do Gtop e do Disque Mulher (180)”, explicou. Além de paradas na M Norte, a intervenção do grafiteiro já foi feita na QNL, QNJ, Taguaparque, Sudoeste e Candangolândia. A ideia é que outras paradas também sejam revitalizadas. “Creio que seja um referencial para que outras cidades também recebam esse presente”, declarou. Para Elom, o reconhecimento é o maior prêmio pelos trabalhos. “A repercussão é positiva”, afirma o grafiteiro.
Texto: Francisco Welson Ximenes
Foto: Divulgação/PMDF

Mais Artigos...
Banner